Notícias  03 de Setembro 2019

Grande ação de limpeza nas margens da Lagoa de Óbidos

Grande ação de limpeza nas margens da Lagoa de Óbidos

No dia 13 de Julho, entidades e público juntaram-se para a remoção de mais de 1 tonelada de resíduos.

O desafio foi lançado pela LPN e várias entidades se juntaram para orientar esta grande ação de limpeza ao longo de toda a margem da Lagoa de Óbidos. Esta ação integra a iniciativa “Vamos limpar as nossas praias?”, uma parceria com o Pingo Doce, no âmbito do projeto Amar o Mar. Cerca de 100 voluntários responderam ao apelo para limpar quase 20 quilómetros de margem da Lagoa.

O dia começou cedo, com ponto de encontro no parque de merendas do Arelho. Daqui as várias equipas distribuíram-se pelos 15 setores de limpeza, orientados pelas entidades locais que aderiram a esta ação. Com o apoio dos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, e de todas as juntas de freguesia locais, estes resíduos foram encaminhados para dois pontos de recolha: no estacionamento da Praia do Bom Sucesso e no Cais da Foz do Arelho. Nestes locais, a exposição dos resíduos recolhidos incitou a curiosidade de quem por lá passava, sensibilizando para esta problemática.

Este grande esforço possibilitou que fossem recolhidos 166 sacos de resíduos e vários monos, como televisões, frigoríficos, cadeiras e sanitas, perfazendo cerca de 1 tonelada e meia de lixo. Por desafio do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos, que também se associou a esta ação, está a ser feita a triagem do lixo recolhido de forma a conhecer melhor a sua origem. O objetivo a longo prazo é contribuir para a mitigação do problema da poluição na Lagoa de Óbidos.

Entre os resíduos até agora triados, uma grande parte são garrafas, tampas e embalagens de plástico. No entanto, nalguns setores é clara a prevalência de outros resíduos de menores dimensões. Num único setor foram recolhidas 375 cotonetes e 569 beatas. Porém, a maioria dos resíduos provêm das artes de pesca, sendo notável a quantidade de redes, cordas e alcatruzes. Este tipo de dados será importante para atuar na origem desta problemática.

Consideramos esta ação um sucesso, pois permitiu juntar entidades e público para uma única causa, um bem partilhado por todos: a Lagoa de Óbidos.

Durante o mês de Setembro arrancam novas ações de limpeza de praia associadas à iniciativa “Vamos limpar as nossas praias”, que irão percorrer todo o território nacional.