Notícias  18 de Maio 2018

Criação do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos

Criação do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos

Um dos projetos vencedores da I Edição do Orçamento Participativo Portugal.

Fotografia de João Martins Pereira


A criação de um Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos (proj. ref. 268) foi um dos oito projetos vencedores da I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lançado em 2017.

Há muito desejado pela comunidade local, este foi o 3° projeto regional mais votado e o 5° projeto mais votado no total dos 600 apresentados.

A sua execução por aquela que é a associação de defesa do ambiente mais antiga do nosso país, resultou de uma resposta da LPN ao convite público lançado pela Ciência Viva em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia para apresentação de candidaturas para a execução dos projetos vencedores.

Com uma dotação orçamental de € 97.831,40 e término previsto para outubro de 2019, o projeto visa a criação de um instrumento para a descoberta, valorização e transmissão do património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos, contribuindo para a proteção deste sistema lagunar de reconhecida importância ecológica e para o desenvolvimento local sustentável.

Partilhado pelos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, o Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos consistirá num conjunto de estruturas, equipamentos e outras valências informativas e interativas disponíveis ao redor da lagoa.

Através de um conceito inovador, dinâmico e de proximidade, convidará o visitante a um maior contacto com a paisagem, as comunidades locais e suas atividades tradicionais, por meio de ações educativas, de ciência cidadã, experimentação e turismo de natureza ordenado.

Na implementação deste projeto, participam também e enquanto parceiros a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Câmara Municipal de Óbidos e o Conselho da Cidade - Associação para a Cidadania (entidade que propôs a ideia de projeto ao OPP) - elementos chave para a concretização e continuidade deste centro de interpretação pós-projeto.

A Liga para a Protecção da Natureza conta ainda com o importante contributo das populações e agentes locais na concretização desta ideia, prevendo a realização de sessões de auscultação pública na fase de arranque e o envolvimento e participação de cidadãos e prestadores de serviços locais nas várias ações do projeto.

A apresentação dos oito projetos vencedores da I Edição do OPP na área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior decorrerá esta sexta-feira, em Estremoz, num evento que contará com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Sobre o OPP

O OPP é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação. O OPP pretende contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa e para a promoção da participação dos cidadãos na vida do país e das cidades. Mais informações em opp.gov.pt.

Conheça os projetos vencedores do OPP na área da Ciência - edição 2017 em:
http://www.cienciaviva.pt/concurso/oppciencia/opp_Resultados.pdf