Casa Museu Dr. Jaime Umbelino

Casa Museu Dr. Jaime Umbelino

Situada no centro da vila, bem próximo à Igreja da Foz, encontramos a antiga Casa do Arco.

Foi aqui que nasceu Jaime Jorge Umbelino (1916-2007), escritor, linguista, docente e cronista.
Apesar da sua família se ter mudado para Torres Vedras quando Jaime Umbelino ainda era criança, o fozense sempre manteve uma forte ligação à Foz do Arelho, onde vinha passar férias, tendo contribuído de forma significativa para o enriquecimento da povoação.


Com 19 anos iniciou a sua carreira de escriturário na Conservatória do Registo Civil de Torres Vedras, na época localizada no andar superior do Convento da Graça. Foi desse “mirante” privilegiado, sobre a então vila, que o autor teceu as suas conhecidas crónicas e artigos, publicados na Imprensa local.


Licenciou-se mais tarde em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, passando então a dedicar-se ao ensino liceal e técnico.


Respeitável pedagogo, o Dr. Jaime Umbelino instruiu milhares de alunos de toda a região.

Dirigiu a Biblioteca de Torres Vedras e participou muito ativamente em diversas obras de carácter social e assistencial. Hoje, ali podemos visitar a “Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino”, um espaço cultural que, estimulando o amor pelas histórias e pelos livros, promove exposições, oficinas, formações, projetos e desafios direcionados a diferentes públicos.


Em 2006, este conceituado focense legou à Junta de Freguesia local a sua Casa do Arco e alguns objetos, para que após a sua morte este espaço fosse recuperado e transformado numa casa-museu, ficando assim ao serviço da comunidade. Um desejo que se viria a concretizar em 2019.


Hoje, a Casa-Museu Dr. Jaime Umbelino, composta por vários espaços e um jardim interior, oferece a todos os seus visitantes um olhar histórico sobre os modos e costumes da população da Foz do Arelho. Nela se acolhem residências artísticas e promovem exposições temáticas, tertúlias e iniciativas culturais dirigidas a toda a população e turismo local.


Escondida dentro da povoação, a Casa-Museu Dr. Jaime Umbelino transporta-nos para outros tempos… Numa pedra colocada no seu jardim podemos ler - “Nesta casa entre 1900 e 1908 esteve várias vezes, para participar em caças aos patos, sua Majestade o Rei D. Carlos, acompanhado pela Rainha D. Amélia e sua corte”. Pois era ali, na Casa do Arco, que o casal real ficava quando o rei fazia as suas célebres caçadas aos patos na Lagoa de Óbidos.


No seu legado, entre várias obras publicadas, o Dr. Jaime Umbelino deixou-nos também o livro “A foz do Arelho na Lenda e na História!”.


Para visitar a Casa-Museu Dr. Jaime Umbelino entre em contacto com a Junta de Freguesia da Foz do Arelho (tel.: 262 979 432).


Mais informações em:
O MIRANTE, livro publicado em 1999, que reúne parte das crónicas publicadas por Jaime Umbelino na imprensa local, bem como um esboço biográfico deste conceituado escritor.