Notícias  21 de Junho 2018

Sessão de Esclarecimento e de Auscultação

Sessão de Esclarecimento e de Auscultação

Apresentação do Projeto “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos”

No dia 21 de junho o concelho das Caldas da Rainha acolheu a 1ª sessão de Esclarecimento e de Auscultação do projeto “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos” que teve lugar na Biblioteca Municipal, pelas 21h.

O Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos foi um dos oito projetos vencedores da I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP) na área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lançado em 2017. É um projeto em parceria entre a LPN e o Concelho da Cidade, Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Câmara Municipal de Óbidos.

Com elevada adesão por parte dos Caldenses, participaram nesta sessão cerca de 70 pessoas, incluindo vários agentes locais na área do turismo, cultura, educação, proteção do ambiente, representantes de partidos políticos, fotógrafos e imprensa local.

Para além da apresentação do projeto cuja execução teve agora início, esta sessão teve como principal objetivo a auscultação das expectativas dos cidadãos e agentes locais para com o Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos e valências esperadas.

Na discussão foi uníssona a preocupação em torno da vida da lagoa enquanto património natural, face aos vários desafios no que respeita à sua dinâmica e à qualidade das suas águas. Foi igualmente comum a vontade dos Caldenses em se envolverem com este projeto, ficando o compromisso das várias partes interessadas de darem os seus contributos e de acompanharem não só a fase de implementação do projeto, como também o futuro do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos.

A LPN aproveitou a oportunidade para solicitar aos presentes a partilha de memórias e histórias em torno da Lagoa de Óbidos, anunciando a promoção de um encontro até ao final do ano com o fim de compilação dessa informação para posterior documentação.