Notícias  03 de Abril 2019

Conhecer as aves da Lagoa de Óbidos

Conhecer as aves da Lagoa de Óbidos

O projeto Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos organiza a 1ª sessão de anilhagem de aves.

No âmbito do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos, realizou-se a 31 de março a primeira de várias sessões de anilhagem de aves previstas neste projeto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

Com partida do Cais da Rainha, no Braço da Barrosa, e com a Lagoa de Óbidos no horizonte, os cerca de 25 participantes começaram esta manhã de primavera com um pequeno percurso pedestre rumo ao local da atividade. Já junto ao rio da Cal, aguardavam-nos o biólogo Carlos Pacheco, anilhador credenciado da Associação Portuguesa dos Anilhadores de Aves e a bióloga Rita Ramos.

Nas quatro redes estrategicamente colocadas entre caniçais e terrenos agrícolas, foram capturados exemplares de algumas das espécies de aves residentes naquele local e outras que por ali passam, nidificam e seguem voo para outros destinos.

Registaram-se assim a toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), a toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), o chapim-azul (Cyanistes caeruleus), o rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), o rouxinol-bravo (Cettia cetti), o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e a milheirinha (Serinus serinus).


Cada um dos indivíduos capturados foi marcado com uma pequena anilha de metal gravada com uma combinação de caracteres única. Recolheram-se também dados morfológicos e biométricos de cada ave para um conhecimento mais profundo sobre as diversas espécies, suas populações e indivíduos que as compõem.

Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala)

Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala)


Chapim-azul (Cyanistes caeruleus)


Milheirinha (Serinus serinus)


Medição da asa da milheirinha (Serinus serinus)



Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)


Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla)


Rouxinol-bravo (Cettia cetti)



Pássaro Pássaro
Uma foto Uma foto

Download de ficheiros

sqqs