Notícias  21 de Maio 2019

As aves da Lagoa de Óbidos

As aves da Lagoa de Óbidos

O projeto Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos organiza a 2ª sessão de anilhagem de aves.

Numa manhã solarenga de domingo, algumas famílias reuniuram-se no Braço da Barrosa para mais uma sessão de anilhagem científica de aves do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos.

A sessão contou com a participação dos biólogos Carlos Pacheco e Bruno Martins, da APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.

Foram capturadas e anilhadas 15 aves, com representação de oito espécies: pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala), melro-preto (Turdus merula), rouxinol-bravo (Cettia cetti), rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus), carriça (Troglodytes troglodytes) e o bico-de-lacre (Estrilda astrild).

Destas 15 aves, duas foram recapturas da 1ª sessão de anilhagem realizada em abril: uma toutinegra-de-cabeça-preta e uma toutinegra-de-barrete-preto.

Bico-de-lacre (Estrilda astrild) - uma espécie exótica no nosso território.

Até à data, contabilizando as capturas nas duas sessões de anilhagem científica, foram registados 25 indivíduos de 10 espécies diferentes.

Deixamos o convite para conhecer mais sobre estas espécies em Aves de Portugal em www.avesdeportugal.info

O nosso agradecimento ao Carlos Pacheco e ao Bruno Martins, da APAA - Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves e a todos os participantes na atividade.