Notícias  12 de Julho 2022

Alguém viu a Lagoa de Óbidos?!

Alguém viu a Lagoa de Óbidos?!

O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos, na Foz do Arelho, encheu-se de vida!

Mais de 80 crianças das colónias de férias do município das Caldas da Rainha e da Nova Versão passaram por este ponto de encontro para conhecer mais sobre a Lagoa de Óbidos, a faina na laguna e as espécies que nela vivem.

O ambiente de férias é contagiante!

Areia e protetor solar, fatos de banho ainda molhados e muita alegria! A praia da Lagoa, mesmo ali ao lado, é deles! E agora vão passar a vê-la de outra forma!

Todos já sabem quem é a garça-real e o pernilongo, para que serviam as fisgas com barbelas e como se chamam os barcos típicos da Lagoa de Óbidos - as bateiras!

Já sabem porque tantos reis e rainhas aqui vinham passear, pescar e caçar.

Ou porque é tão importante abri-la sempre que se aborrece com o mar!

Mas eles não vieram só aprender (e brincar!). Também nos vieram ensinar. Não fossem algumas destas crianças filhas e netas de mariscadores locais! Orgulhosos pelos seus familiares, ali ficaram de os trazer para mostrarem tudo o que já sabem sobre a sua laguna.

E tu, já conheces a Lagoa de Óbidos?

Vem visitá-la e ao seu centro de interpretação, agora com a exposição fotográfica "Mariscadores da Lagoa de Óbidos" em exibição.

Estas atividades foram promovidas pela Liga para a Protecção da Natureza com o apoio do município das Caldas da Rainha. As ações com as colónias do município foram integradas no âmbito da Bandeira Azul.