Comunidade e Memórias

A vida é feita de memórias. De pessoas, de lugares e de vivências.

As que aqui partilhamos, sobre a Lagoa de Óbidos, são-nos contadas por quem melhor a conhece, por quem nela vive. Aqueles, e os filhos daqueles, que há mais de seis séculos persistente e incansavelmente a mantêm viva, repondo a sua efémera ligação ao mar. A Comunidade da Lagoa de Óbidos.


Esta é uma apaixonante história de sobrevivência, de dependência entre pessoas e Natureza. Pela renovação das águas, para que peixes e mariscos abundem e para que pescadores e mariscadores consigam sustento para manter as suas famílias. E para que espécies de plantas e de aves, que ali se alimentam e refugiam, prosperem e nos continuem a deslumbrar com a sua presença, com a sua vida.


Mas a história da Lagoa de Óbidos é tão mais rica e diversa quanto ela própria…
A subsistência e as atividades económicas da comunidade em torno da Lagoa de Óbidos desde sempre se centraram naquilo que a lagoa lhes oferecia. Mudaram-se costumes e práticas, mas a lagoa continua a ser uma importante fonte de receita para muitas dezenas de famílias. Dali se retiravam limos para a agricultura, sal para a conserva de carne e enguias e outros peixes para vender nas cidades próximas. A lagoa que outrora era conhecida por dar carne, peixe, pão e vinho, hoje dá-nos sobretudo marisco e turismo.
Lugar único, à beira da serra e do mar, por ali passaram reis, aterraram espiões em tempo de guerra e naufragaram navios que queriam dar a volta ao mundo, afundando com eles os sonhos e a vida de centenas de pessoas.
Fala-se em homens marinhos que sobem aos barcos para roubar peixe, testemunharam-se milagres em dias de infernais tempestades e contam-se histórias de piratas e dos seus saques!


Romarias convivem com desporto, poesia e ciência, em episódios e acontecimentos que levam o nome da Lagoa de Óbidos e de Portugal a todos os cantos.


Conscientes que só conseguimos preservar aquilo que conhecemos, reunimos informação e histórias da Lagoa de Óbidos até aqui guardadas na efémera memória dos mais antigos. Para que nunca se percam e porque são elas que nos ajudam a manter a lagoa viva, partilhamo-las aqui.


Este é o seu ponto de encontro com a Comunidade da Lagoa de Óbidos.


Venha conhecê-la!


“Dias da Memória da Lagoa de Óbidos”

Durante dois dias, em janeiro de 2019, perto de duas centenas de pessoas passaram pela INATEL da Foz do Arelho para partilhar e conhecer histórias e vivências na Lagoa de Óbidos.A iniciativa integrou o projeto “Memórias da Lagoa de Óbidos”, nascido de uma colaboração entre a Liga para a Protecção da Natureza e a associação Keep, em articulação com o programa Memória para Todos.
Teve como objetivo conhecer, divulgar e mapear o património, as histórias e memórias relacionadas com a Lagoa de Óbidos, apoiando a criação do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos.
Por esta ocasião, um grupo de cerca de duas dezenas de investigadores da NOVA FCSH, apoiado pela equipa do centro de interpretação, reuniu mais de meia centena de testemunhos e outros contributos de elementos da comunidade local.
Muita da informação que aqui partilhamos advém deste trabalho.
As Memórias da Lagoa de Óbidos é um projeto em contínuo. Vários outros contributos foram recolhidos posteriormente a esta iniciativa e muitos outros continuarão a ser registados. Caso tenha um testemunho sobre a Lagoa de Óbidos que queira partilhar connosco, entre em contacto.


Conheça mais sobre as Memórias da Lagoa de Óbidos aqui.