Casa dos Barcos Visconde Moraes

 Casa dos Barcos Visconde Moraes

O edifício conhecido como a “Casa dos Barcos Visconde Moraes” integrava originalmente o Palacete Almeida Araújo, adquirido pelo 3º Visconde de Moraes.


As muralhas do lado sul deste palacete foram levantadas do fundo das águas da Lagoa de Óbidos e serviam para passeios de barco que eram proporcionados aos habitantes do palacete, sem dele precisarem sair.


Era nesta casa, a “Casa dos Barcos”, ao lado da escadaria que descia desde o palacete, onde se guardavam os barcos. Na sua frente havia um ancoradouro privado, construído em pedra, que fora entretanto totalmente assoreado pela areia da laguna.


A Casa dos Barcos Visconde Moraes é hoje pertença da Junta de Freguesia da Foz do Arelho e dará, em breve, lugar ao Museu das Conchas – o primeiro do género em Portugal.


Imagem: Casa dos Barcos Visconde Moraes, no canto inferior esquerdo da imagem. Em frente à Casa dos Barcos podemos ver duas pessoas sentadas com os pés dentro da água da Lagoa de Óbidos.


Postal da coleção de Miguel Chaby “Foz do Arelho”, disponível no arquivo digital http://ww3.aeje.pt/avcultur/avcultur/Postais/FozAr...


Fontes consultadas:
“A Foz do Arelho na Lenda e na História”, de Jaime Umbelino.