Barroçal

Barroçal

O Nadadouro e a pastorícia…


O Nadadouro é uma povoação pacata e acolhedora, rica em hábitos e memórias em torno do seu ambiente ribeirinho. Está hoje menos próxima da influência da Lagoa de Óbidos, menos representada por ambientes ripícolas, mas ainda vai conservando marcas de cultivo tradicional e de pastoreio, entre algum espaço deixado à natureza. Deve o seu nome a um fator geográfico específico da povoação pois, de acordo com o conhecimento oral transmitido ao longo dos séculos, os pastores recorriam a este local para conduzir os seus rebanhos até a Lagoa de Óbidos e aqui aproveitarem para descansar e tomar banho enquanto os animais pastavam nas suas várzeas. Este era também um sítio onde as pessoas vinham nadar, descansar e passear.

Em 1957, o nome de Nadadouro veio a ser atribuído à freguesia, aquando da sua constituição, mas o lugar específico à beira da lagoa onde os pastores acorriam sempre foi localmente conhecido como o Borraçal. Devido ao assoreamento da lagoa, o nível da água é agora aqui mais baixo. Contudo, o Borraçal mantém presentes alguns redutos de habitats com uma admirável diversidade de espécies vegetais, que testemunham a história natural e rural da região. Por aqui ainda é possível cruzar-se com um dos últimos pastores da Lagoa de Óbidos, acompanhado do seu rebanho de ovelhas, bem como com muitos habitantes da povoação do Nadadouro que até ao presente aqui vem passear, praticar exercício físico e contemplar a beleza natural da sua lagoa.


Fotografia de Liga para a Protecção da Natureza: Sr. Armando e o seu rebanho. Um dos últimos pastores da Lagoa de Óbidos.