O conhecido Hotel do Facho (alusivo a farol) faz parte do património edificado mandado construir pelo ilustre Visconde de Almeida Araújo na Foz do Arelho, juntamente com o Palacete Almeida Araújo (localmente conhecido como «o Palacete da Foz») e o Posto da Guarda Fiscal.
Erguido sobre a rocha, de frente para o mar, o hotel foi inaugurado em 1910 e chamava-se, à época, Eden Palace Hotel.
Juntamente com Francisco de Almeida Grandella – empresário filantropo proprietário dos armazéns Grandella, em Lisboa, e do Palacete Grandella, junto à Lagoa de Óbidos – com quem mantinha uma relação de grande amizade, a influência e obra do Visconde de Almeida Araújo marcaria para sempre a história da pequena vila da Foz do Arelho no início do séc. XX.
Com a morte prematura do Visconde, o Eden Palace Hotel passa para a família Grandella e é renomeado de Hotel do Facho, sofrendo uma ampliação e alguma modernização.
Ao longo dos tempos, o hotel foi mudando de proprietário. Por ele passaram muitos arquitetos, deslumbrados pela sua construção, famosas atrizes, escritores, engenheiros de minas ingleses, à procura de um clima mais ameno e o cenário perfeito para se esquecerem da guerra, e também muitos refugiados, que ali encontraram um porto seguro pela neutralidade de Portugal.
Conheça mais sobre a história do Hotel do Facho em “Hotéis com história”, “A casa do Facho” – in Público, 6 de junho de 2004 - https://www.publico.pt/2004/06/06/jornal/hoteis-com-historia-189308
Postal da coleção de Miguel Chaby “Foz do Arelho”, disponível no arquivo digital http://ww3.aeje.pt/avcultur/avcultur/Postais/FozArelho01.htm